A Ansiedade é um hábito enraizado de fugir do momento presente. Por viver no futuro e ter medo desse futuro, o ansioso cria situações em que nunca está no agora.Esse é o primeiro antídoto para se livrar da ansiedade: criar o hábito de viver no presente. Para isso, selecionei para vocês três passos para criar o hábito de vier o presente.Primeiro passo: Presença
Vamos nos habituar a estar presente em todas as situações a que nos comprometemos. Fatos corriqueiros do nosso dia-a-dia colaboram para estarmos nesse momento. Anote e siga essas dicas, vai fazer uma grande diferença em seu nível de ansiedade.
1. Tenha um horário para despertar e um horário limite para se deitar.
2. Faça três principais refeições ao dia, longo de qualquer meio de comunicação.
3. Coloque em sua rotina 20 minutos de qualquer atividade esportiva ou contato observatório da natureza.
Veja que temos aqui três fatos que fazem parte da nossa vida cotidiana e que, segundo as pesquisas mais recentes, ao serem respeitados, nosso organismo responde satisfatoriamente. O sono e a boa alimentação estão em todos os tópicos do viver saudável, bem como a atividade física, que aqui não indico que você pratique horas árduas de academia, mas que movimente seu corpo por menos de meia-hora, que tenha contato com a natureza, que viva presente em todas essas atividades, sem distrações, num relaxamento do seu corpo. Você vai sentir a diferença!Segundo passo: Ajuste o tempo
Você possui 24 horas!!!! Faça uma boa distribuição de suas atividades dentro desse período.
Lembre-se: Um relógio regulado é bem distribuído.
- 8 horas de atividade de produção
- 8 horas de lazer
- 8 horas de descanso
A grande maioria de nós respeita o sono, independente desse ser considerado bom ou não, mas o próprio organismo assinala que é preciso dormir, se refazer para o dia seguinte. Mas, muitas vezes ultrapassamos o tempo de produção e exterminamos o lazer. Saiba que essa distribuição de atividades é totalmente coerente para sua saúde física, mental e emocional, pois respeite o tempo do próprio corpo.
Ajuste bem seu tempo, programe suas atividades e faça pausas. Isso permite que você esteja totalmente presente em cada uma delas, a produção terá concentração e até ousadia, o lazer será totalmente relaxante e agradável, e o descanso será realmente reparador.
O ansioso está questionando…
Como fazer isso?
Se a pergunta foi feita, o nível de ansiedade existe e é preciso verificar onde essa sensação está misturando os tempos e tirando a sua excelência.
Agora, avalie o quanto do seu dia precisa ser dedicado à produção, ao lazer e ao descanso.
Mesmo que você precise colocar 12 horas na produção, tenha consciência disso e de onde estará tirando as quatro horas.
Estipule o tempo gasto às três atividades e componha sua vida
Estipule por 7 dias e se determine a seguir
Verifique seu andamento. Vigie-se!
Terceiro passo: Conexão
[Tweet “A ansiedade rouba você de você mesmo!”]
Estranho isso, não é? Mas é real.
Escolha um momento do dia, para fazer uma retrospectiva de como está indo até aquele momento e reabastecer você de sua presença.
Como fazer?
Marque um horário como, por exemplo, 16 horas.
Neste horário, pare tudo o que está fazendo, rebobine o seu dia de trás para frente até o momento em que acordou. Faça uma avaliação sem julgamento de como está se saindo. Lembre-se de todos os detalhes.
Respire fundo 3 vezes dizendo seu nome completo. Esse simples exercício te abastecerá de sua presença! Depois disso, retome o seu dia até o final.
Siga esses três passos simples e note o quanto você pode deixar de colocar o futuro em sua mente e… melhor ainda… estará plenamente no momento presente.