Atenção aos sintomas e verifique se você está com um destes sinais.
A depressão vai tomando conta da pessoa aos poucos. Os sinais são dados dia após dia e é mais fácil que as pessoas em volta notem esses sinais porque o depressivo vai sendo invadido pelos sintomas, um a um, e mergulhando num mundo próprio.
Defino a depressão como “raiva amassada” e perda de fé, sendo que os dois casos têm a ver com a própria pessoa. Há uma raiva guardada em seu íntimo e que precisa ser diagnosticada e eliminada e também há uma perda de fé em sim mesmo. Quando vai buscar ajuda médica ou psicológica, a maioria dos sintomas já se manifestou.
Portanto, vamos entender quais são esses sintomas. Fique atento a qualquer um destes sinais e procure orientação médica e psicológica o quanto antes. A especialidade médica que trata a depressão é a psiquiatria, por onde poderão ser feitos alguns exames clínicos laboratoriais para a dosagem dos neurotransmissores, indicadores importantes do nível da depressão no paciente.
Vamos relacionar aqui os sintomas emocionais que afetam a pessoa que entra em depressão:
1. Raiva
O primeiro indicador da depressão é a raiva, que tem uma causa que desencadeia essa ira interna, mas que ainda não é decifrada. Normalmente, esta raiva demora a emergir, e quando isso acontece há um chicotear a si próprio, há um martirizar como se fosse uma tentativa de abrandar a culpa que vai surgindo por estar na apatia. Quando demora a ser notado e abre guarda a outros sintomas, a raiva vai ganhando mais espaço e se misturando aos outros sinais da depressão, ampliando também a sensação de “não consigo nada”.
2. Tristeza
Outro grande sinalizador da depressão costuma ser uma tristeza sem causa aparente. Veja que não é uma simples tristeza que nos acomete durante o dia por um acontecimento, como a perda de um ente querido ou outro fato qualquer que pode vir um sentimento que pode durar horas ou alguns meses, mas que tem razão de ser. Na depressão, a pessoa é acometida por outro tipo de tristeza, aquela que não se sabe porquê, uma tristeza infundada.
Mas temos outro tipo de tristeza que está associada à depressão, que é uma tristeza infundada, ela não sabe o porquê.
Neste caso, a vida está relativamente bem, mas existe uma sensação de tristeza muito profunda que consome. Com o passar do tempo, a vida deixa de ter cores e tudo fica preto e branco, sem ânimo.
3. Desânimo
Quando a tristeza chega num estágio de perder o ânimo, o depressivo começa a ser invadido por um segundo sintoma, o desânimo. Aqui não se trata apenas de uma simples vontade de fazer nada que logo passa, mas um desânimo imenso, inclusive com falta de vontade de viver. Não há motivação nem estímulos para a vida.
O desânimo, quando entra em nível intenso, tira todas as forças até para realização de tarefas simples do dia-a-dia, como tomar um banho, conversar com alguém ou ir trabalhar. Tudo tem pesar!
4. Distúrbio do sono
As pessoas depressivas são frequentemente afetadas por algum distúrbio do sono, os mais comuns são a dificuldade para dormir ou para acordar.
Durante a depressão, o corpo pela manhã ganha um peso tão grande, que é muito difícil acordar e reagir a mais um dia. Há pessoas que enfrentam este peso, levantam, tomam banho, vão trabalhar, têm uma vida ativa, mas há um sinal de tristeza bem grande lá no fundo da alma. Porém, há outras depressões mais profundas, em que as pessoas não conseguem sair da cama.
5. Dificuldade de concentração
A falta de concentração é um dos sintomas também comuns durante a depressão, pois é muito comum a mente estar em um vácuo. É neste quesito que há grande falta de atenção mesmo que a pessoa se esforce e tente se concentrar no trabalho, nos estudos ou em uma simples leitura.
A reação negativa da dificuldade de concentração está em se sentirem incompetentes.
6. Falta de segurança em si
A pessoa afetada pela depressão perde totalmente a segurança em si mesma e também no processo de vida. Ela passa a não acreditar mais que a vida pode ser melhor.
A perda mais significativa neste processo é a demonstração do pessimismo, que é o maior indicativo de uma completa falta de fé no Divino e em si mesmo. Não há mais a fé de que poderia conseguir alguma coisa, até voltar a ser como era antes.
O pessimismo ganha espaço porque o depressivo não vê nada de bom que possa o alegrar.
Todos esses sintomas podem ser cumulativos e persistirem por muito tempo.
Fique atento a esses 5 sinais da depressão e permita-se ajudar e ser ajudado. A depressão é uma realidade do nosso século, mas há tratamentos eficientes e todos podem se livrar dela e levar uma vida altamente produtiva e feliz.
As emoções são indicativos da depressão.
Cada um deles é um sintoma a ser combatido e assim melhor a qualidade de vida de quem está passando por este momento.
1. Tristeza
2. Desânimo
3. Distúrbio do sono
4. Falta de concentração
5. Falta de segurança em si