Os Hábitos da Ansiedade
O que estou fazendo AGORA e o que eu vou fazer AMANHÃ.

Este é o grande impasse de quem sofre de ansiedade e que envolve os estados mental, emocional e cerebral. Todo o organismo é afetado por informações enviadas pela mente e pelas emoções e que vão formando uma rede de uma ansiedade maior ainda.

O primeiro grande malefício do ansioso é Não Viver o Agora. Ele não vive o que está acontecendo aqui, ele vive lá na frente, onde ainda não há o que fazer. O que tem que ser feito deve acontecer nesse exato momento.

Esses são fatores que vão criar hábitos no dia-a-dia e que são muitos. O próprio ansioso, devido a mensagens do cérebro, vai criando hábitos diversos e todos eles lidam com o hábito principal, que é o de sempre estar lá na frente. Veja que se hoje você pensou e quer fazer amanhã, amanhã você vai pensar no que vai fazer depois de amanhã. Então você nunca está no que você está fazendo agora. É um círculo que não sai do lugar e impede a pessoa de evoluir, de criar, de levar uma vida de prosperidade.

Vamos ver alguns hábitos bastante comuns dos ansiosos e veja se você se encaixa ou não nesses hábitos.

1º hábito da ansiedade – É preciso confirmar Ser Capaz

Para provar capacidade, o tempo todo o ansioso vive em uma ânsia de pensar e planejar muito o que vai acontecer depois. Por quê? Porque ele quer a perfeição. A pessoa quer mostrar para ele e para o mundo de que ela é perfeita, de que pode fazer tal coisa. De uma certa forma o ansioso está sempre esperando aplausos do outro e de si mesmo.

Essa busca de querer aplausos, busca de reconhecimento, e confirmação de que é capaz, já é por si só um grande gerador de ansiedade. E o medo de não ser aplaudido? E o medo de não ter dado conta do que se propôs a fazer? Esse medo é imenso e desgastante e é o motivo de viver em uma agitação interna de querer sempre fazer e fazer o melhor.

Mas qual é o problema de errar? Por que tem sempre que acertar? Por que a gente não pode reconhecer que os erros nos apontas os acertos? Veja que esse problema em mostrar o erro há uma pitadinha de orgulho, uma pitadinha de arrogância. Mas não precisa ser assim. Nós vivemos entre erros e acertos e somos assim.

Essa necessidade de mostrar capacidade e de perfeição faz com que o ansioso fique mais ansioso.

2º hábito da ansiedade – Criar problemas imaginários

O ansioso cria problema que não existe. Ele cria vertentes de problemas que não são reais e vive como se fossem reais. Isso gera preocupação extrema, vão surgindo frases do tipo “Nossa, mas não é tudo isso!”, “Isso não vai acontecer”, “mas e se acontecer…”, tudo muito irreal, tão fora da realidade que depois que passa a situação ele fica aliviado e nem toma consciência de que está sofrendo à toa, de que está gastando energia desnecessária.

A pessoa com ansiedade tem junto a si uma pitada de negatividade plasmada, como se ela dissesse
  • Eu tenho que fazer isso… se não der certo isso… se não der certo aquilo.
Tudo faz parte de um planejamento, mas na realidade não se está planejando nada, está só inventando problemas, mas por criar problemas totalmente imaginários, acaba desenvolvendo algo mais negativo ainda, como se sempre houvesse algo muito terrível a acontecer.

3º hábito da ansiedade – Tudo tem que ser para ontem
O ansioso não respeita nem o tempo presente nem o tempo futuro, que ainda não existe. Além disso, ele quer que tudo seja muito rápido, é o correr contra o tempo. Olha que interessante: a gente se agita para o que temos para amanhã, mas tudo tem que estar já feito.

Com essa pressa, o ansioso acaba fazendo péssimos negócios, perde muito dinheiro e compra coisas que às vezes não precisava comprar. Esse hábito faz com que o ansioso atropele um bom negócio simplesmente porque ele quer logo exterminar, acabar com determinada situação. Tudo isso porque ele vive com tanta ansiedade, com tanta agitação, com tudo tem que ser para ontem, que é preciso se livrar do problema o mais rápido possível.

Para fazer um bom negócio, é preciso esperar, dar tempo ao tempo, jogar uma semente, esperar a semente germinar… mas o ansioso quer se livrar logo e pule todas as etapas.

Quer um exemplo? O ansioso sai para comprar um carro, ele vai compra e pronto, mas nem sempre ele compra o melhor carro e com o melhor preço. Ele quer sair e voltar para casa com o negócio fechado.

Isso é querer tudo para ontem, é viver em autocobrança, mas o ansioso é seu maior cobrador e também seu maior sabotador. Quem se cobra demais, se sabota demais porque vive em tensão constante. Ele mesmo aponta o dedo a si mesmo como quem diz
  • Você tem que fazer isso,
    Você tem que fazer aquilo

… e o pior
  • Por que você ainda não fez aquilo?.
Ele quer fazer e acaba não fazendo, acaba sabotando sua própria capacidade de realizar.

Todos esses hábitos impedem o ansioso de dar passos à frente e mesmo que ele os dê, sua intenção é tantos outros passos que ele acha que deveria ter dado que isso acaba minando sua energia, o que causa enorme desgaste físico.

Veja que é muito sofrimento desnecessário!

Mas saiba que ninguém precisa viver com isso. Se você é ansioso, você está ansioso, pois criou hábitos que foram automaticamente agora programados e reprogramados por sua mente.

Mas você pode dar um basta nisso!!!

Você pode simplesmente falar PARA!!!! ou CALMA!!!!

...

Outros Posts para você descobrir mais...

10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

5 Perguntas Imbatíveis Para Você Descobrir sua Missão de Vida

IR PARA O POST
Projeção Mental – O Poder da Mente

Projeção Mental – O Poder da Mente

IR PARA O POST
Reprogramação Mental: 1 Técnica de Efeito Imediato

Reprogramação Mental: 1 Técnica de Efeito Imediato

IR PARA O POST